A capacitação dos professores

Foto: Renato Moura

Todas as professoras do curso passam por um programa de capacitação antes de começar a dar aulas.  Como funciona esse programa?

Esse programa inclui 3 fases – que são, em sequência: 

1. Observacao de aulas das professoras âncoras ( professoras do curso que são mais experientes);

2. Encontros pedagógicos com a coordenação através de Skype;

3. Participações na aula da professora âncora, como professora-assistente.

Terminada a capacitação, a professora voluntária poderá assumir uma turma de crianças – sempre junto com outra professora. Esse esquema de aula em duplas é importante para dar segurança à professora voluntária e também para encorajar a troca de experiências entre si.. 
É importante lembrar também que todas as professoras são fluentes em inglês – formadas ou alunas de Letras. Duas dessas professoras além de serem voluntárias em algumas turmas também são remuneradas em outras por meio de investidores.

Suporte Pedagógico. As professoras mantêm contato regular entre si e com a coordenação através de um grupo de apoio pedagógico no aplicativo WhatsApp onde trocam ideias sobre metodologia e assuntos ligados as aulas. Do grupo faz parte ainda uma orientadora pedagógica – brasileira, mestre em Ensino da Língua Inglesa, que mora no Canadá.

Oficinas de Metodologia. Pelo menos uma vez por semestre são oferecida workshops pedagógicas para todas as professoras. Esse ano, as professoras já participaram de:

  • um workshop organizado especialmente pela Cambridge University Press Brasil – parceira do curso – para as nossas professoras;
  • duas oficinas presenciais com a coordenação sobre os livros utilizados em sala de aula;
  • uma oficina online com a orientadora pedagógica do curso.