Quem somos

The English Club – curso de inglês inteiramente gratuito oferecido aos moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro – pretende despertar o interesse pela língua inglesa e também contribuir para a qualificação dos alunos adultos no mercado de trabalho cada vez mais exigente. Num mundo cada vez mais globalizado, o inglês é a língua da Internet; é usada no mundo do trabalho; em congressos; nos meios científicos; na publicidade e em muitos outros contextos. Neste sentido, o ensino da língua torna-se fundamental para promover a inserção e a integração social e, conseqüentemente, o acesso ao mundo na sua diversidade e totalidade.

Foto: Renato Moura

O ensino de inglês no Brasil, no entanto, ao invés de ser inclusivo, tem se elitizado cada vez mais. Como o ensino de inglês na escola (pública e privada) geralmente não é suficiente para que o aluno se torne fluente, surgiram, no Brasil, nas últimas décadas, centenas de franquias/ cursos de inglês privados, cuja mensalidade está fora do alcance da maioria da população de baixa renda. 

Foto: Renato Moura

O projeto The English Club pretende enfrentar esse problema. Concebido por uma profissional com mais de 15 anos de experiência no ensino da língua, o curso acredita na democratização do acesso do ensino de inglês como instrumento de transformação social e resgate da cidadania. 

Foto: Renato Moura

Nossa história

A professora Claudia Bellizzi. Foto: Renato Moura

O projeto The English Club foi concebido e é coordenado pela jornalista e professora de inglês Claudia Bellizzi, que mora em Liverpool, na Inglaterra. Um documentário da rede BBC sobre a indústria do turismo no Rio de Janeiro, exibido durante as Olimpíadas de 2016, despertou, em Claudia, o desejo de desenvolver um projeto social no Brasil na área de educação. O programa atestava que muitos jovens de comunidades não têm a chance de pleitear algumas ofertas de emprego por não terem domínio da língua inglesa. A situação retratada no documentário mexeu diretamente com ela, que tem mestrado em Educação pela Universidade de Chichester, na Inglaterra. “Decidi, naquele momento, que criaria um curso de inglês com aulas gratuitas para moradores dessas comunidades”, diz ela, que tem experiência de mais de 15 anos no ensino e na coordenação de cursos de inglês no Brasil. 

Assim nasceu o projeto The English Club, que propicia à crianças e aos jovens adultos da comunidade do Complexo do Alemão acesso a um ensino de inglês gratuito e de qualidade. 

Acesse o vídeo institucional do curso aqui